Date/Time

Saturday, October 5th, 2019 | 3:00pm - 7:00pm

Where We Will Meet

Jardins de Nova Sintra - Rua Barão de Nova Sintra

Where The Walk Will End

Esplanada do Teleférico - Jardim do Morro - Gaia

About This Walk

Vamos explorar o romantismo dos Jardins de Nova Sintra (Águas do Porto) percorrendo-os ao longo de inúmeras fontes históricas da cidade aqui recolhidas, apreciando belíssimas paisagens sobre o rio Douro e o deleite sobre uma escultura de fino recorte autoria de Julião Sarmento .

Atravessamento do cemitério até Largo do Padre Baltasar Guedes. Perspectiva sobre a ponte D. Maria Pia.

Alameda das Fontainhas até à Ponte do Infante. Atravessamento da ponte para Gaia. Descida da encosta pela Tv do Cabo Simão e Rua do Casino da Ponte até ao Jardim do Morro.

Facultativo: Subida à Serra do Pilar

Lider do Passeio:

José Manuel Santos, fotógrafo profissional de passeios e viagens no Porto e Portugal. Fundador e Tour Lider na Pictury Photo Tours, organiza regularmente passeios fotográficos para portugueses e estrangeiros. Organizou as Worldwide Photowalk Porto Can’t Miss It 2018 (patrocínio Scott Kelby), a Hit The Streets Porto 2018 (patrocínio Valérie Jardin), o Passeio Fotográfico Solidário Nariz Vermelho 2018, entre outras. Já trabalhou com renomados fotógrafos internacionais tais como Trey Ratcliff, John Stanmeyer, Harry Fisch, David Nightingale, Ralph Veslasco, entre outros.

Join Waitlist

Obrigado!October 5th, 2019

Agradeço do fundo do coração a todos aqueles que demonstraram interesse em participar neste passeio fotográfico, os que participaram e os que não puderam participaram, o meu muito obrigado.
Aos que participaram, espero sinceramente que tenham gostado.
Antes mesmo da edição do próximo ano, conto organizar outros passeios a começar pelo Passeio Fotográfico Solidário II ainda este ano.
Para quem estiver interessado em estar a par das novidades e ainda não me enviou o seu mail, sugiro que o faça.
Até lá.
Bem hajam!
José Manuel

Última HoraOctober 5th, 2019

Importante:
Sugiro fortemente que optem por ir para os Jardins Nova Sintra de metro (estação Heroísmo), porque, apesar de existir um parque gratuito ele fecha as 19h. Ou então, estacionem nas ruas envolventes.
Que logo,
José Manuel

Ultima NotaOctober 4th, 2019

Olá,
Estamos a poucas horas do Porto Can’t Miss It Worldwide Photowalk e esta será a minha última comunicação antes do início do evento.
Conto convosco amanhã para uma tarde fotográfica bem passada. Mas, caso não possam ir, por favor não se esqueçam de dar baixa na plataforma porque só assim é possível dar oportunidade aqueles que estão em lista de espera. Obrigado por esse cuidado.
Todos os que me disponibilizaram o seu endereço de email, terão recebido informação complementar (que não é possível disponibilizar através da plataforma) que eu espero possa ser útil para tirarem mais partido do percurso. Todos os outros que também a queiram receber, enviem-me um mail para jose.m.d.f.santos@gmail.com ainda esta noite a solicitá-la, porque amanhã de manhã estarei a fazer o último reconhecimento e não terei condições de responder a esse eventual pedido.
Mais uma vez, obrigado pelo vosso interesse e participação nesta organização que eu espero venha a ser do vosso agrado.
Bem hajam,
José Manuel

Programa DetalhadoOctober 3rd, 2019

Olá,
Estamos a aproximar-nos rapidamente do Scott’s Kelby Worldwide Porto Can’t Miss It, e aqui vai o programa mais detalhado:
(mapa enviado por email)
LOCAL DE ENCONTRO:
Jardins Nova Sintra (Águas do Porto) – Rua de Nova Sintra
https://goo.gl/maps/Z67ChDAWEXTPwXFt8
15h: INÍCIO – Passeio livre pelo parque (mapa enviado por email)
15,30h: REAGRUPAMENTO junto à saída do parque
15,45h: Cemitério do Prado do Repouso – Porta norte. Atravessamento livre até à porta sul
(mapa e texto de Germano Silva com sugestões enviado por email)
17h: Largo do Padre Baltasar Guedes – Vista superior para a ponte D. Maria Pia
17,30h: Alameda das Fontaínhas – Perspectivas sobre o Douro, Lavadouro e Bairro da Tapada
18h: Ponte do Infante – Atravessamento sobre o Douro
18,15h: Descida da encosta pela Tv. do Cabo Simão
18,30h: Ruínas da Antiga Fábrica Cerâmica do Senhor de Além e Capela da Srª do Além
(texto de Germano Silva enviado por email)
19h: CHEGADA – Esplanada do Teleférico

Agradeço a vossa especial atenção para o seguinte:
– Em princípio o grupo vai ser grande (+- 50 pessoas) porque as inscrições lotaram
– É importante manter um certo ritmo e ter sempre atenção aos colegas que vão imediatamente à frente para não se perder o contacto, pelo menos visual.
– No início eu vou dar a cada um o meu cartão com os meus contactos para o caso de absoluta necessidade poderem contactar-me, nomeadamente via WhatsApp.
– O atravessamento (livre) do Cemitério, dado tratar-se de um grupo organizado, implicou obter uma licença junto da Câmara Municipal do Porto para o efeito. Este lugar monumental e belo é também um lugar de culto pelo que é absolutamente necessário percorrê-lo com discrição e recato a absoluto respeito pelas pessoas que lá se encontram em devoção.
– O passeio termina na Esplanada do Teleférico, local excelente para confraternizar e despedir. Oportunidade também para subir à Serra do Pilar e aproveitar o pôr do sol.
– Em caso de dúvidas ou queiram receber a informação que enviei por email por favor peçam-me para:
jose.m.d.f.santos@gmail.com

Ao dispor,

José Manuel

Envio de EmailOctober 1st, 2019

Olá,
Infelizmente não é possível enviar através desta plataforma nada mais que texto diretamente escrito. Acontece que, para o Porto Can’t Miss It Worldwide Photowalk ficar ainda mais enriquecido com informação complementar, a melhor forma que eu encontrei de a partilhar foi enviar por mail a todos aqueles que me facultaram o seu endereço. Assim, a todos os outros que possam estar interessados em recebê-la também, agradeço que mo solicitem facultando o seu mail. Até ao dia do Passeio tenciono publicar mas também enviar mais informação.
Até breve,
José Manuel

Alteração ao Programa – RepetiçãoSeptember 29th, 2019

Olá,
Agradeço aqueles (muito poucos) que tiveram o cuidado de me informar que registaram as alterações ao programa que comuniquei na minha última mensagem.
Mais uma vez, o Passeio Fotográfico terá início às 15h do próximo sábado dia 5 nos Jardins de Nova Sintra.
Nos próximos dias irei publicar informação mais detalhada sobre o programa. Entretanto deixo-vos aqui um pequeno texto para “aguçar o apetite”:

Jardins de Nova Sintra
O nosso destino é um segredo para muitos portuenses e também para muitos visitantes, mas para mim trata-se de uma verdadeira relíquia que há muitos anos faz parte dos meus roteiros pelo Porto, o Parque de Nova Sintra, mais conhecido pelo Jardim das Águas, mas eu prefiro chamar-lhe Jardim romântico de Nova Sintra. É dos jardins mais bonitos que conheço e onde nos podemos perder e deixar “vir” aquele lado mais doce e terno que todos temos, mas que às vezes não se nota, perfeito para namorar, portanto.
É bom para os filhos verem os pais a namorar, sentirem o amor entre os dois seres que os geraram, tornam-se certamente melhores seres-humanos. Vale a pena experimentar namorar com os filhos, “tirar” uma tarde, um dia, umas horas para dar mimos, só mimos e carinho, recomendo!
Voltemos ao nosso jardim. Trata-se de um espaço sublime. A quinta era pertença de uma família inglesa que viveu no palacete das águas, entre 1867 e 1922, tendo sido adquirida pela câmara do Porto em 1932, grande ideia. A primeira vez que visitei este jardim já funcionavam aqui as águas do Porto e era permitido visitar e disfrutar desta pérola à vontade, com a calma necessária à contemplação. Enquanto mãe sinto uma necessidade de dar a conhecer aos meus filhos muitos lugares desta cidade onde me sinto realmente bem e gosto de pensar que eles também sentirão esse bem-estar, por isso este passeio foi tão significativo, achei que já tinham idade para se recordarem e poderem sentir essa contemplação. Obrigada meus filhos.
Estamos num lugar mágico, repleto de árvores raras, recantos românticos, canteiros com lindas flores, chafarizes e fontes que foram para aqui transportados de outros locais do Porto. Tenho que falar aqui de um espaço que é fascinante para as crianças que o visitam, o labirinto do bruxo que permite ficar horas a brincar e a rir á gargalhada em família.
As vistas são deslumbrantes, avista-se o rio douro com as suas curvas e contra curvas, acompanhado na encosta do Porto pelo caminho-de-ferro que liga Campanhã a S. Bento e pela quinta da china onde viveu a artista Aurélia de Sousa (cujo auto retrato se encontra no Museu Soares dos Reis e de que tanto gosto) e do lado de Gaia vemos a praia do Areinho. Estamos perante um enquadramento de rara beleza.
Há uma escultura em bronze junto ao palacete que merece uma referência por ser de uma artista que dedicou toda a sua obra à cidade do Porto, Irene Vilar (a mesma do anjo que nos abraça e de que já falei) e cuja obra é para mim uma inspiração. Esta peça chama-se universo e segundo a autora representa a totalidade do espaço e a totalidade do movimento.
A câmara do Porto quer e bem na minha opinião dar a conhecer toda esta beleza aos que nos visitam e para isso procedeu a um arranjo que ainda não vi, mas sei que foi enriquecido com uma escultura do mestre Julião Sarmento, intitulada “self-portrait as a fountain”, colocada perto do muro sobranceiro ao caminho-de-ferro de onde se avista o douro, não podia ter melhor morada. Esta obra foi inspirada no escultor Bruce Nauman, é uma figura feminina que, pelo que vi em fotografia, merece aqui estar, linda!
Espero que todos saibam apreciar e se sintam tão bem e tão livres como sempre me senti aqui.
Vamos terminar o nosso passeio um pouco mais á frente no largo soares dos reis que é uma preciosidade, pequeno, mas rodeado por árvores encantadoras…tão aprazível.
É mesmo bom passear em família e depois apreciar as fotografias que falam e que contam histórias de dias felizes…

Maria José Dias

Alteração ao ProgramaSeptember 22nd, 2019

Olá,

Aproxima-se o dia 5 de Outubro e as inscrições estão preenchidas.
É, por isso importante que, aqueles que entretanto venham a desistir de participar o façam na plataforma para possibilitar aos que estão em lista de espera poderem participar.

Entretanto, e isto é Muito Importante, em face do Cemitério do Prado do Repouso fechar às 17h, o início do Passeio Fotográfico passa para as 15h nos Jardins de Nova Sintra.
Por favor, confirmem-me por mail ou aqui na plataforma que leram e registaram esta mensagem,
Mais, não vai ser possível fazer a paragem que estava prevista nas antigas instalações do Palácio Ford, porque o terreno foi comprado recentemente e não é permitida a entrada.

Alguma dúvida, por favor, contactem-me.

Até breve,

José Manuel

T-Shirt DisponívelSeptember 7th, 2019

Olá,
Já podem encomendar a T-Shirt do Scott’s Kelby Worldwide Photowalk 2019, aqui:
https://www.zazzle.com/2019_worldwide_photowalk_t_shirt_camera-235655683816399600
Até breve,

José Manuel

EmailAugust 25th, 2019

Olá Bom dia,
Obrigado pelo interesse manifestado em participar no Worldwide Photowalk Porto Can’t Miss It.
As inscrições em 24 horas já atingiram 2/5 e a este ritmo rapidamente se esgotam.
Até ao dia do passeio, gostaria de ir partilhando alguma informação, ideias e sugestões para tirarmos o máximo partido do evento.
Nesse sentido, fico grato que me enviem o vosso mail para o meu: jose.m.d.f.santos@gmail.com
P.S.: Isto não é obrigatório, claro. Mas facilita a comunicação presente e futura. Obrigado!

Pagina FacebookAugust 25th, 2019

Olá,
Obrigado pelo vosso interesse em participar no Worldwide Photowalk Ponto Can’t Miss It. As inscrições estão a decorrer a bom ritmo a prevê-se “casa cheia”.
Na edição do ano passado, criei uma página no facebook a Porto Can’t Miss It! Worldwide Photowalk em https://www.facebook.com/groups/274437199858423/
Convido-os a publicarem lá as vossas fotos, não só as edição do ano passado (para aqueles que estiveram presentes) como também de outros passeios fotográficos em que tenham participado no Porto.
Caso queiram contactar-me diretamente, podem fazê-lo através do meu mail: jose.m.d.f.santos@gmail.com ou telemóvel: 912341188. Se quiserem enviar-me o v/ mail também, estejam à vontade.
Até breve,
José Manuel

    José Manuel Santos Muito, Muito Obrigado! Foram estas as palavras que ouvi ontem à noite no telefonema que o Alberto, o Guardião da Capela do Sr. D'Além que visitamos no passado sábado, comoventemente me fez. E, este agradecimento não foi só para mim mas para todo o grupo a quem eu também aqui agradeço. Todos nós naquela tarde, contribuímos com a nossa visita e com o interesse demonstrado na estória deste homem para o seu conforto, respeito e solidariedade. Foi comovente ouvir: "Muito, muito obrigado a si e a todo o grupo porque a ajuda que deram permitiu-me a mim e ao meu cão (o Rox) não passar fome esta semana!" Dificilmente eu poderia ouvir algo mais gratificante. Sem estar previsto no programa, todos nós transformamos este passeio lúdico numa manifestação de solidariedade, e eu agradeço-vos por isso. Recordam-se de eu ter falado que já planeava organizar para breve o 2º Passeio Fotográfico Solidário? Nada me prende quanto ao destinatário das contribuições que se venham a recolher dessa iniciativa, pelo que, e aqui gostaria muito de ter a vossa opinião sobre esta ideia (aqui, ou através do meu mail: jose.m.d.f.santos@gmail.com ou daquele que consta no meu cartão que vos entreguei: jsantos@picturyphototours.com) de baptizar (e destinar a receita) o evento como: Passeio Fotográfico Solidário pelo Guardião do Sr D'Além Acho que todos nós temos uma quota-parte de responsabilidade social e creio que podemos estar perante a oportunidade de exercermos mais uma. Gostaria muito de continuar a desenvolver este tema aqui e via email, pelo que terei muito gosto em continuar a conversar com todos vós (e mais que queiram juntar). Partilharei este texto (e, eventualmente outros) na página do facebook Porto Can't Miss It! Worldwide Photowalk (convido a aderir e publicar as fotos a quem ainda não o fez). Aos que já o fizeram, muito obrigado pelo interesse demonstrado pelas excelentes fotos publicadas. Recordo que está decorrer o concurso fotográfico paralelo ao passeio para onde deverão escolher e enviar a vossa melhor foto. Bem hajam, José Manuel

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.

Photo Walk Location Winner

Winning Image

Photo Walk Submissions

  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission
  • Walk Submission